A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO DA MANDIOCA NA COMUNIDADE DO CASTAINHO- GARANHUNS-PE

Antonio Carlos Belo Da Silva, Maria Aparecida Vanderlei Alves, Denize Tomaz de Aquino

Resumen


A mandioca representa um dos principais alimentos energéticos para cerca de milhões de habitantes que vivem nos países em desenvolvimento. Este trabalho objetiva analisar a função desempenhada pelo cultivo da mandioca, as formas de uso, ocupação e preservação da vegetação nativa,e sua contribuição na economia local e seu papel social, bem como conhecer os processos de plantio, coleta e fabricação da farinha de mandioca na comunidade do Castainho-PE. Tal comunidade representa um remanescente de quilombola de origem dos palmares. Castainho localiza-se no município de Garanhuns agreste pernambucano, distante da capital do Estado de Pernambuco, cerca de 220 quilômetros. A pesquisa ocorreu nas feiras livres da cidade de Garanhuns-PE e no Sítio Castainho. Foram realizados ensaios fotográficos e entrevistas, além das referências bibliográficas pertinente ao tema. Durante a pesquisa podemos constatar que a Participação da produção da farinha de mandioca e seus derivados são de grande importância no contexto da economia local. Percebemos a importância de preservação do cultivo da mandioca ainda muito rudimentar, bem como a importância dessa produção para o abastecimento local. Percebe-se ainda que nessa comunidade são preservados hábitos da época do povoamento datado do período escravagista. Tal comunidade faz parte da história local do município.

 

La mandioca representa uno de los principales alimentos para cerca de un millón de personas que viven en los países en desarrollo. Esta investigación tiene como objetivo analizar el papel desempeñado por el cultivo de mandioca, las formas de uso, ocupación y la preservación de la vegetación nativa. Además, el interés se orientó a conocer de qué manera contribuye este cultivo a la economía regional así como la función social que cumple, además indagar acerca de los procesos de siembra, recolección y producción de harina de mandioca en la comunidad Castainho-PE. Esta comunidad representa un remanente del Quilombo dos Palmares. Castainho está ubicado en el municipio de Garanhuns, zona agreste pernambucana, localizado a 220 kilómetros de la capital del estado de Pernambuco. La investigación se llevó a cabo en el mercado de la ciudad de Garanhuns-PE, donde se desarrollaron entrevistas y toma fotográfica, luego se complementó con literatura pertinente al tema. Durante la investigación se constata que la participación de la producción de harina de mandioca y sus derivados es de gran importancia en el contexto de la economía local. Asimismo, se advierte que la importancia de la preservación de este cultivo sigue siendo muy rudimentaria y aún más si se considera el valor de esta producción para el consumo local. Por otra parte, se pudo apreciar que en esta comunidad se conservan hábitos del periodo de la esclavitud que es parte de la historia local del municipio.

 


Palabras clave


Agricultura; economia; mandioca; quilombola

Texto completo:

PDF

Enlaces de Referencia

  • Por el momento, no existen enlaces de referencia




Licencia Creative Commons
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.

 

ISSN 2250-4176 (versión online)

ISSN 0326-9574 (versión impresa)

Breves Contribuciones es una revista científica editada por el Instituto de Estudios Geográficos "Dr. Guillermo Rohmeder" -

Facultad de Filosofía y Letras - Universidad Nacional de Tucumán. Av. Benjamin Aráoz (4000). San Miguel de Tucumán

correo electrónico: revistadelieg@filo.unt.edu.ar


                                                         Hecho en OJS (Open Journal System)